Líderes do movimento dos bombeiros estarão presentes em reunião. Projeto de lei pretende conceder anistia aos agentes que foram presos.
Deputados federais e estaduais se reúnem na manhã desta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, para discutir o projeto que propõe a anistia aos bombeiros. Segundo informou o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) no domingo (12), durante passeata dos bombeiros em Copacabana, a intenção é que o projeto de lei seja votado ainda nesta semana.
A reunião, que está marcada para 10h30, vai reunir líderes dos bombeiros. O porta-voz do movimento, cabo Benevenuto Daciolo, espera conseguir uma reunião com o governador Sérgio Cabral. “Através do deputado Marcelo Freixo, vamos tentar chegar ao Paulo Melo para que ele tente um contato entre nós e o governador Sérgio Cabral", explicou Daciolo durante a passeata.
O projeto de lei é de autoria de Molon e visa conceder anistia aos bombeiros que participaram de movimento reivindicatório por melhoria salarial e de condições de trabalho. No sábado (4), 439 foram presos após invadir o quartel central da corporação.
Cabral propõe usar 30% de fundo especial
O governador Sérgio Cabral informou, no domingo (12), por meio de sua assessoria, que vai enviar nesta segunda mensagem à Alerj modificando a destinação dos recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom) para que 30% deles sejam utilizados para pagamento de gratificações aos bombeiros.
Os restantes 70% serão utilizados para manutenção e aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal necessários ao trabalho de Defesa Civil, bem como assistência médico-hospitalar e assistência social do Corpo de Bombeiros. Em 2010, o fundo arrecadou cerca de R$ 110 milhões, informou o governo.
Protesto em Copacabana
O protesto em Copacabana atingiu a marca de 27 mil participantes, de acordo com informações da tenente-coronel Claudia Lovain, comandante do 19º BPM (Copacabana). Ainda segundo a comandante da PM, 150 policiais trabalharam no policiamento, espalhados ao longo da orla, mas não houve registro de confusão no evento.
Milhares de pessoas compareceram à manifestação para apoiar o movimento. Os integrantes da corporação também aproveitaram o evento para agradecer o apoio da população.
A marcha dos bombeiros durou cerca de 3h. Os manifestantes chegaram ao Posto 6 da Orla de Copacabana por volta das 14h30, onde cantaram o hino nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário