O vereador Jefferson Melquíades (PMDB) lançou requerimento na noite desta terça-feira (24), durante sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Patos, solicitando do governo do estado, prioridade na edificação de um novo presídio na cidade.
De acordo com o parlamentar mirim é injustificável a situação de aviltamento que passa aquela Unidade Prisional Feminina nos dias de hoje e mais grave ainda a forma desumana que é submetida às presidiárias que cumprem pena no lugar.
O vereador disse que não medirá esforços para colocar em Prática a Proposta através de seu requerimento número 301/2011 que já conta com o aval dos pares. Ele disse que a única objeção foi do vereador José Mota Victor (PMDB) que discorda da demolição do prédio, para construção de outro no lugar, por ser considerado um Patrimônio Histórico da cidade, porém não se mostrou contrário a iniciativa.
Mota deu seu parecer favorável à edificação do novo presídio defendendo a construção em outra localidade, sem degradar o patrimônio que inclusive já é considerado um bem cultural da cidade, cujo tombamento representa uma ação realizada pelo Poder Público.
Jefferson disse que mesmo assim vai tentar rever as propostas de parceria que supostamente existiram anteriormente entre governo e presidência das FIP (Faculdades Integradas de Patos), a qual o empresário João Leuson Palmeira mostrou-se interessado em ampliar a Faculdade, com a demolição do Presídio Feminino, e como contrapartida doaria um terreno para construção do novo prédio.
A proposta apresentada teria acontecido na gestão do então governador da Paraíba José Maranhão, porém por se tratar de um assunto complexo acabou na “caixa do esquecimento”.
“O que nós queremos é que a situação daquelas detentas seja resolvida. Elas vivem em situações precárias, subumanas. As paredes estão em ruínas, banheiros faltando portas tirando a privacidade de cada uma delas. Homens cumprindo albergue no local e isso é anadmissível”, desabafou.
texto e foto: Portalpatos
Nenhum comentário:
Postar um comentário