CurioNews

As mais curiosas notícias do Brasil e do mundo inteiro, algo que você provavelmente nunca viu ou sequer ouvir falar, confira!

Verrugas

O que são verrugas? Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque mas podem, também, ser escuras, planas e macias.

Existem quantos tipos de verrugas?
Verrugas vulgares, Verrugas plantares, Verrugas planas, Verrugas genitais.

Verrugas vulgares: usualmente crescem em volta das unhas, nos dedos e no dorso das mãos. Elas são mais comuns nas regiões de pele submetidas a traumas frequentes (por exemplo onde as unhas são aparadas/roídas ou as cutículas retiradas).

Verrugas plantares: ocorrem principalmente na sola dos pés. Quando as verrugas plantares crescem agrupando-se elas são chamadas de verrugas em mosaico. A maioria das verrugas plantares não forma saliência na sola dos pés como as verrugas vulgares, pois a pressão exercida ao caminhar as tornam achatadas empurrando-as para dentro da pele. Essas verrugas, geralmente, apresentam pontos enegrecidos que representam vasos sanguíneos responsáveis por sua nutrição. As verrugas plantares têm uma "má reputação" pois podem causar dor muito intensa semelhante à sensação de pedras no sapato.

Verrugas planas: são menores e mais macias que os demais tipos de verrugas. Elas tendem a crescer em grande número - 20 a 100 ao mesmo tempo. Elas podem ocorrer em qualquer região do corpo, mas em crianças são mais comumente encontradas na face. Nos adultos são, geralmente, encontradas nas regiões da face cobertas por barbas em homens e nas pernas em mulheres. A irritação da pele devido ao ato de raspar pelos com lâminas pode contribuir com o fato destas verrugas serem mais freqüentes nas regiões já citadas.

Verrugas genitais: também conhecidas como condilomas, tornaram-se comuns e problemáticas para a população adulta mundial. Elas tendem a ser pequenas e planas mas podem, também ,se apresentar como lesões delgadas e exuberantes. Elas são macias ao invés de ásperas ou escamosas como outros tipos de verrugas. Podem ocorrer na genitália, dentro da vagina, no colo do útero (cérvix), na região perianal (ao redor do ânus) ou no reto. Os vírus que causam verrugas genitais raramente as causam nas mãos ou pés, mas podem ocasionar verrugas na região oral (boca). Parece existir relação entre verruga genital e câncer da mesma área acometida.

Como se adquire as verrugas? Provavelmente as verrugas são transmitidas diretamente de pessoa a pessoa, mas pode haver transmissão indireta. O tempo compreendido entre o primeiro contato com o agente causal (HPV) e o desenvolvimento de lesões visíveis a olho nu parece ser de alguns meses. O risco de contrair verrugas vulgares, plantares e planas é pequeno, enquanto as verrugas genitais parecem ser mais contagiosas. É muito importante usar métodos preventivos que impeçam ou, ao menos, minimizem a transmissão de verrugas genitais entre parceiros sexuais (por exemplo o uso de preservativos como a "camisinha").

Porque algumas pessoas têm verrugas e outras não? Algumas pessoas desenvolvem verrugas dependendo da frequência a que se expõem ao vírus. Ocorrem mais facilmente caso a pele tenha sido, de alguma forma, danificada, o que explica a grande frequência de verrugas nas crianças que roem unhas ou ferem suas cutículas. Algumas pessoas são mais propensas a contrair o vírus (HPV) que outras, da mesma forma que algumas se resfriam ou gripam mais facilmente que outras. Pessoas com sistema imune frágil ou debilitado são mais propensas a se contaminarem com HPV.

As verrugas necessitam de tratamento? Nas crianças, as verrugas geralmente desaparecem espontaneamente sem a necessidade de tratamentos após o período de alguns meses ou anos. Entretanto, já que as verrugas podem se disseminar para outras pessoas ou para outras regiões do corpo, é uma atitude sensata a de se tratar crianças, principalmente aquelas cujas verrugas são preocupantes, inconvenientes ou dolorosas.
Já nos adultos, as verrugas não costumam desaparecer tão fácil ou rapidamente quanto nas crianças. Há uma maior chance de se desenvolver câncer de pele nas regiões onde se encontram verrugas genitais instaladas há longa data. Mulheres portadoras de verrugas genitais têm, também, chance aumentada de desenvolver câncer de colo do útero. Por essas razões, todos os adultos com verrugas genitais devem ser submetidos a tratamento. E as mulheres devem realizar rotineiramente o exame citológico (PAPANICOLAU) mesmo após o tratamento das verrugas.

Eu posso tratar minhas próprias verrugas sem consultar um médico? Existem alguns medicamentos para verrugas que são disponíveis sem que seja necessário a receita médica. No entanto, você pode confundir um outro tipo de lesão ou crescimento da pele com uma verruga e acabar tratando alguma lesão mais séria como uma verruga. Se você tem dúvidas sobre o diagnóstico ou a forma correta de se tratar, você deveria procurar os conselhos do seu dermatologista. 

Aumente sua inteligência em apenas 20 dias.

Esqueça das palavras cruzadas e de escutar durante muito tempo a música de Mozart. Se quiser melhorar sua inteligência o melhor é dedicar um momento a cada dia para praticar um pequeno exercício chamado "treinamento n-back".

Durante a recente reunião anual da Associação de Ciência Psicológica em Washington (EUA), o psicólogo John Jonides, da Universidade de Michigan, apresentou um estudo que demonstra que a prática deste tipo de tarefas durante 20 minutos diários em um prazo de 20 dias melhora significativamente a inteligência fluida, isto é, a capacidade de razoar e resolver novos problemas, que é um elemento crucial da inteligência geral. E que o efeito se mantém por pelo menos três meses.

Nas tarefas "n-back", mostra-se uma figura ou reproduz-se um som e pede-se a pessoa que pressione uma tecla quando um estímulo seja o mesmo que tenha repetido um número de posições antes -por exemplo dois no caso de 2-back-. Isto implica memorizar e recordar um número de ciclos de estímulos sucessivamente. O trabalho demonstra que quanto mais treinamento as pessoas recebam na tarefa "n-back dual" maior é o aumento da inteligência fluída.

Segundo Jonides o treinamento "n-back" utiliza uma função crucial do cérebro conhecida como memória de trabalho, que é a capacidade para manter a informação em um estado ativo, de acesso rápido, especialmente em condições nas quais há distrações ou interferências. Para estudar os efeitos deste treinamento sobre o cérebro usaram-se técnicas de neuroimagem.

- "Após o treinamento as pessoas mostraram uma redução do volume do fluxo de sangue nas regiões cerebrais ativas quando faziam as tarefas do treinamento. E tiveram incrementos no volume do fluxo sanguíneo para essas mesmas regiões quando não estavam realizando as tarefas", explicam.

Os usuários que queiram provar sua destreza com o treinamento n-back simples ou dual, podem visitar o site do estudo em http://dual-n-back.com/nback.html ou http://brainworkshop.sourceforge.net/.

Por que é que as colas super potentes não colam no interior do próprio tubo?

A supercola é um cianoacrilato, líquido de baixa viscosidade e baixo peso molecular sem propriedades adesivas. Com a exposição ao ar polimeriza rapidamente numa alta matriz molecular e adquire propriedades adesivas.
Para além de ser necessário o contacto com o ar, o tubo de cola é revestido interiormente por um material a que a cola não adere. Adere, no entanto, à pele e é por isso necessário muito cuidado na sua utilização.

Raro quiuí branco nasce na Nova Zelândia

Manukura parece um pintinho de bico comprido, mas a ave sem asas é um quiuí com genes recessivos, o que explica sua cor clara. Normalmente, os animais dessa espécie tem cerdas mais escuras, em tons de marrom, mas esse herdou genes raros dos pais e nasceu branco – e não albino – no zoológico Pukaha Mount Bruce, da Nova Zelândia.

O quiuí é o animal símbolo da Nova Zelândia e endêmico na ilha. Eles são as menores aves ratitas – do tipo que não voa e nem nada – conhecidas, seus parentes mais próximos são a avestruz e a ema. O animal habita a ilha desde muito antes da chegada do homem. Atualmente, a espécie encontra-se ameaçada de extinção.


 

 

Pardais travam luta aérea com golpes que parecem de kung fu

O fotógrafo suíço Urs Schmidli, de 57 anos, flagrou pardais brigando no quintal de sua casa em Sherz, na Suíça. Pelas imagens, os pássaros parecem trocar golpes de kung fu. Schmidli disse que ficou dois anos observando as aves no jardim de sua casa para conseguir capturar as cenas impressionantes de luta.