quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Botafogo vence o Palmeiras e termina rodada na terceira colocação

Resultado levou os cariocas a 37 pontos, ultrapassando São Paulo e Flamengo na classificação

Quarta-feira, no início do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Jogando no Engenhão, o time comandado por Caio Júnior fez 3 a 1 no Palmeiras e, contando com derrotas de Flamengo e São Paulo, pulou para a terceira posição na tabela, com 37 pontos.

O Palmeiras, por sua vez, fica com 32 pontos, estacionado na sexta colocação. Curiosamente, o técnico Luiz Felipe Scolari havia dito no fim de semana que uma vitória colocaria seu time na briga pelo título.

Para o Botafogo, a vitória é mais um passo importante na sólida campanha da equipe, que fechou o primeiro turno com uma grande virada sobre o Fluminense, por 2 a 1.

O jogo
O Botafogo começou a partida pressionando o Palmeiras e, logo aos dois minutos, Loco Abreu fez ótimo passe para Lucas, que cruzou e a bola bateu no braço de Thiago Heleno, mas a arbitragem interpretou o lance como normal.

A pressão alvinegra prosseguiu e, aos três minutos, o time da casa marcou o primeiro gol. Renato cobrou escanteio da esquerda e Herrera, livre na pequena área, cabeceou sem defesa para Deola.

Só depois de sofrer o gol é que o Palmeiras, que entrou armado com apenas um atacante, saiu para buscar o empate. Marcos Assunção cobrou falta e levou perigo ao gol de Jéfferson.

O time paulista adiantou o meio-campo para a liberdade dos armadores alvinegros e a partida ficou equilibrada. Aos 18 minutos, Rivaldo foi até o fundo e cruzou. A bola passou por todo mundo e Cicinho chegou para bater com violência, mas jogou para longe.

A resposta do Botafogo foi imediata, com um chute de Maicosuel da entrada da área, que obrigou Deola a praticar grande defesa, espalmando a bola para escanteio. Na cobrança rasteira feita por Renato, a bola passou entre os zagueiros e Gustavo tocou para marcar o segundo gol, aos 23 minutos.

Sem alternativa, o técnico Murtosa, que comandava o time paulista na beira do gramado, trocou o meia Tinga pelo atacante Ricardo Bueno, numa tentativa de dar mais força ofensiva à equipe.

Mesmo com a mudança, o Palmeiras continuou com muita dificuldade para construir jogadas efetivas de ataque. Já o Botafogo, que administrava o resultado, ainda teve uma chance de marcar o terceiro gol, mas Maicosuel chutou fraco e permitiu que Deola fizesse uma fácil defesa.

O Palmeiras voltou ao segundo tempo com Leandro Amaro na zaga no lugar de Thiago Heleno, que não estava se sentindo bem. O Palmeiras começou pressionando e, aos quatro minutos, Marcos Assunção cobrou falta e Fernandão escorou de cabeça, mas não levou perigo para o gol de Jéfferson. O time paulista continuava mais agressivo e, aos seis minutos, foi a vez de Márcio Araújo se livrar de dois marcadores e chutar por cima do travessão.

O Botafogo mostrava mais preocupação em só atacar com a bola dominada, mas errava muitos passes quando se aproximava da área palmeirense.

Aos nove minutos, mais um chute do clube visitante. Marcos Assunção arriscou da intermediária e a bola saiu à esquerda de Jéfferson. A pressão continuava e, aos 11 minutos, foi a vez de Chico investir pela esquerda e bater sem perigo para o gol da equipe carioca.

O Botafogo seguia cometendo erros na armação, principalmente pela má atuação de Elkeson, que não dava sequencia às jogadas, mas, aos 17 minutos, o meia alvinegro conseguiu desarmar Cicinho e lançar Maicosuel. O atacante driblou Leandro Amaro e bateu na saída do goleiro Deola, marcando o terceiro gol do Botafogo.

Depois de sofrer mais um golpe, o Palmeiras ainda tentou não perder a motivação, buscando a marcação do primeiro gol, mas esbarrando nas limitações do seu ataque. Com o jogo dominado, o Botafogo apenas tocava a bola para fazer o tempo passar, e o técnico Caio Júnior decidiu poupar jogadores mais desgastados, como Marcelo Mattos e Maicosuel.

Aos 36 minutos, depois de rápida troca de passes, Herrera teve a chance de marcar, mas chutou fraco e facilitou a defesa de Deola.

O time paulista ainda buscou marcar o gol de honra, mas Márcio Araújo teve seu chute travado por Lucas Zen, enquanto Ricardo Bueno cabeceou por cima a cobrança de escanteio. Aos 46 minutos, Marcos Assunção cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou Jéfferson para marcar o primeiro gol do Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário